Blog Ariotti

Imobiliária em Passo Fundo

4 dicas para acertar na compra do seu apartamento

4 dicas para acertar na compra do seu apartamentoComprar um imóvel é um investimento alto e, muitas vezes, um momento único na vida. Portanto, é importante que você esteja seguro sobre essa decisão.

Bens imobiliários tendem a valorizar com o passar do tempo. É por isso que comprar um imóvel é realizar um investimento para o futuro. Antes de mais nada, é preciso ter calma e analisar bem suas opções.

Quando se trata de um imóvel usado, a compra requer atenção. Vale lembrar que adquirir esse tipo de imóvel pode trazer vários benefícios, como o valor menor e a possibilidade de já estar mobiliado. Mas você precisa estar atento a diversas questões antes de escolher o seu imóvel. Confira:
 
  • Analise o estado de conservação do imóvel: Esse deve ser o primeiro passo, especialmente se você pretende adquirir um imóvel usado. Verifique as condições da infraestrutura do local. Procure por infiltrações, desníveis, rachaduras, além de torneiras, tomadas, etc. Faça a vistoria do imóvel durante o dia. Além disso, no caso de imóveis em condomínios, é fundamental avaliar as condições das áreas comuns. Lembre-se que toda essa área faz parte da sua nova propriedade.
 
  • Verifique a documentação do imóvel: Antes de assinar o contrato de compra, solicite a matrícula atualizada no cartório em que o registro do imóvel foi feito. Esse documento consiste em um histórico da propriedade. Também peça uma certidão negativa de tributos, para checar se o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) está em dia, além da certidão negativa de débitos do condomínio (se o apartamento for em um edifício, por exemplo).
 
  • O valor e as condições de pagamento: Avalie todos os custos diretos e indiretos do imóvel. Especialmente se você optar por um financiamento, é preciso avaliar o que cabe em seu orçamento. Lembre-se que a compra de um imóvel envolve outros gastos, como impostos, despesas com documentação, condomínio, gastos com mudança e reformas, entre outros.
 
  • Avalie a localização do imóvel: Se o objetivo da compra é moradia, busque um próximo ao trabalho ou da escola dos filhos, por exemplo. Já se você pretende investir e alugar, o ideal são as áreas que estão em crescimento e que vão garantir a valorização do seu apartamento. 

Comprar um imóvel pode ser um processo longo, mas não desanime. Lembre-se de manter a calma e realizar uma análise minuciosa para acertar na escolha. 

Quer comprar um apartamento? Fale com a Imobiliária Ariotti clicando aqui e conte com o auxílio da nossa equipe de vendas que dará todo o suporte que você precisa para acertar na compra do seu novo apartamento!


comprar imóvel, imóvel, imobiliária, imóvel passo fundo, comprar apartamento, apartamento venda, comprar casa

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.