Blog Ariotti

Imobiliária em Passo Fundo

Dúvidas frequentes sobre a locação de imóveis

D�vidas frequentes sobre a loca��o de im�veisMuitas dúvidas podem surgir para quem decide alugar um imóvel comercial ou residencial em Passo Fundo. As mais frequentes, em geral, dizem respeito às obrigações constantes no contrato e às garantias exigidas para a formalização da locação. São muitas informações e documentos que devem ser analisados com cuidado para garantir que a locação preencha os requisitos previstos em lei e estabeleça adequadamente os direitos e deveres de cada uma das partes envolvidas na negociação.

Em relação ao contrato de locação, é importante que o inquilino esteja ciente a respeito de todas as obrigações legais envolvendo o pagamento do aluguel, das taxas de condomínio, do valor do IPTU e do seguro-incêndio. Ainda, é necessário estar atento ao prazo do contrato e às multas em caso de entrega antecipada. Por fim, atenção especial ao laudo de vistoria, que é um documento anexo ao contrato onde constarão todos os detalhes do imóvel e as condições em que o mesmo deverá ser devolvido ao final do contrato de locação.

No que se relaciona às garantias locatícias, a Lei do Inquilinato prevê quatro modalidades possíveis: caução, fiança, seguro fiança e cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento. A mais utilizada ainda é a fiança, seja através de fiadores indicados pelo locatário ou através de empresas especializadas e pagas por ele especificamente para essa finalidade. Para a gerente de locações da Ariotti, Adriana Cenci, “não há um tipo de garantia ideal pois cada inquilino tem um perfil e precisa ser analisado individualmente conforme o que melhor se encaixa em suas preferências”.

Outro ponto a ser avaliado é buscar segurança na sua locação através de uma imobiliária a fim de evitar a fraude do ‘falso aluguel’ que recentemente tem sido vista na nossa região através de anúncios fraudulentos nas redes sociais. Uma imobiliária irá sempre lhe assessorar em todas as suas dúvidas e intermediará qualquer problema com o proprietário do imóvel. Além de segurança, é a tranquilidade de que seu contrato preenche todos os requisitos e será respeitado!




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.