Blog Ariotti

Imobiliária em Passo Fundo

Dúvidas sobre o reajuste do aluguel? A Ariotti esclarece!

D�vidas sobre o reajuste do aluguel? A Ariotti esclarece!          Toda locação é regulamentada pela Lei do Inquilinato e pelo contrato de aluguel firmado entre o locatário e o locador (ou imobiliária). Aqui na Ariotti, não é diferente. Cada nova locação gera a elaboração de um contrato onde estão previstas cláusulas que estipulam, por exemplo, o valor mensal da locação, o prazo de vigência do contrato, as condições do imóvel, as multas em caso de inadimplemento e o reajuste do aluguel. 

         Falando em reajuste, é muito comum surgir dúvidas sobre esse assunto no decorrer do contrato.  Quando ocorre o reajuste do aluguel? Existem exceções? O inquilino é obrigado a pagar?

Vamos esclarecer tudo pra você!

        O art. 18 da Lei do Inquilinato prevê a possibilidade das partes fixarem, de comum acordo, o reajuste do aluguel. Normalmente, o contrato de locação é reajustado a cada doze meses, a não ser que haja estipulação diversa. Portanto, a cada ‘aniversário’ do contrato de aluguel, haverá o reajuste do valor.
         O mercado imobiliário utiliza como índice de reajuste o IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), calculado pela Fundação Getúlio Vargas e baseado nas variações de preços dos doze meses anteriores.
         A gerente de locações da Ariotti, Adriana Cenci, explica que “se o contrato de aluguel completa um ano em setembro, o reajuste será pago apenas em outubro, uma vez que o inquilino usufrui do imóvel primeiro para pagar somente no mês seguinte”.
         Assim, estando previstas as cláusulas em contrato, o inquilino é obrigado a honrar o compromisso. Evidentemente que tudo deve estar bem detalhado no contrato de locação para evitar surpresas tanto para o locador quanto para o locatário.
        Ainda possui alguma dúvida? Entre em contato conosco pois teremos o maior prazer em lhe auxiliar!
 




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.