Blog Ariotti

Imobiliária em Passo Fundo

Financiar ou continuar no aluguel?

Financiar ou continuar no aluguel?
As recentes quedas nos juros para os financiamentos imobiliários fizeram muitas pessoas se perguntarem se ainda vale a pena pagar aluguel. Estima-se que a cada 1% de baixa nas taxas de juros, mais de um milhão de pessoas passam a ter renda para comprar seu imóvel. Em Passo Fundo, foi possível perceber essa mudança de comportamento com aumento expressivo nas aquisições envolvendo financiamento como forma de pagamento. Mas, para você, o que é melhor: aproveitar este momento e financiar a sua casa própria ou seguir no aluguel?
 Ao fazer essa análise, você precisa levar em consideração diversos fatores para concluir o que se enquadra melhor ao seu momento atual de vida. Vamos lhe auxiliar com algumas informações importantes:

Apesar de não existir uma regra para isso, considera-se 0,4% uma rentabilidade média para calcular o valor do aluguel residencial em relação ao preço do imóvel. Se você adquire um imóvel, deixa de ter essa despesa mas terá o valor da parcela do financiamento. Neste momento atual, essas parcelas (valor do aluguel x parcela do financiamento) estão muito próximas. Ocorre que, ao final do financiamento, o valor mensalmente investido reverterá em um patrimônio seu que, ao longo do tempo, ainda terá a rentabilidade envolvendo a valorização imobiliária. 

Se o imóvel for adquirido por um valor atrativo e sua locação equivalente representar mais do que 0,4%, comprar pode ser mais vantajoso do que seguir no aluguel. Por outro lado, se você conseguir alguma locação a 0,25% do preço do imóvel ou até menos, valeria a pena seguir no aluguel. Esteja atento aos fatores matemáticos.

O imóvel que você está pensando em comprar tem tamanho suficiente para acomodar confortavelmente a sua família por um período longo de tempo? Essa pergunta é necessária pois, segundo informações do Banco Central, o brasileiro leva, em média, 11 anos para quitar seu financiamento habitacional. Pense no longo prazo.

Investir no que é seu certamente vai trazer tranquilidade e liberdade. O fato de ter a possibilidade de desocupar o imóvel alugado em 30 dias lhe incomoda? Não poder fazer alterações na planta ou modificar o projeto do mobiliário causa incômodo? O reajuste imprevisível do aluguel todos os anos traz dor de cabeça? Essas situações não farão mais parte do seu dia a dia como proprietário do imóvel.

Hoje, as rentabilidades de muitos títulos do governo têm ficado entre 0,20% e 0,30% acima da inflação, antes de impostos. O que é menos do que os 0,4% que calculamos para o aluguel. Portanto, se o seu dinheiro está investido em aplicações que rendem este índice, certamente vale a pena investir no mercado imobiliário inclusive para obter renda com locações pois, percentualmente, a rentabilidade já é maior que a das aplicações mais conservadoras e ainda pode contemplar a valorização do imóvel ao longo do tempo.

A decisão depende muito do perfil de cada um e do grau de confiança para se comprometer com uma dívida de longo prazo no caso da compra de um imóvel financiado. Entender o seu momento de vida e fazer este planejamento é essencial já que ‘comprar ou alugar’ não é uma decisão isolada e envolve diversos aspectos e particularidades que só você poderá analisar e responder.
 




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.