Blog Ariotti

Imobiliária em Passo Fundo

Você sabe avaliar a incidência solar ao escolher um imóvel?

Voc� sabe avaliar a incid�ncia solar ao escolher um im�vel?Você sabia que a incidência solar tem um papel fundamental na promoção da saúde e do bem-estar dos moradores de um imóvel?

Além do conforto térmico, principalmente no inverno, a incidência da luz solar traz outros benefícios, como a economia de energia elétrica e o combate de fungos e ácaros. A luz natural também pode ajudar a valorizar o espaço.

Se você não faz ideia de como descobrir a orientação solar de um imóvel, esse post foi feito para você. Continue lendo!

Caso você priorize a entrada de raios solares, é importante observar o trajeto que o sol realiza sobre o empreendimento. Ou seja, avaliar como a luz natural se forma em cada fachada do imóvel, em diferentes horários e períodos do ano.

Dica: baixe um aplicativo de bússola no seu celular. Através dele é possível entender qual é a direção que a fachada do imóvel está apontada. 

De maneira geral, no hemisfério sul, onde nosso país se localiza, a iluminação será melhor em imóveis que possuem janelas voltadas para o lado norte ou variações dele (nordeste e noroeste). Nesse caso, o sol aparece o dia inteiro, inclusive no inverno.

Verificar a planta do imóvel também pode ajudá-lo nessa escolha. Na planta baixa de um imóvel é possível visualizar a posição dos cômodos e suas aberturas, como portas e janelas. Assim você pode verificar onde ficam os lugares mais iluminados.

O que fazer caso seu imóvel receba pouca luz solar?

Nesse caso, recomendamos que você redobre os cuidados com a limpeza em sua casa. Quando o imóvel recebe pouca luz solar, o ambiente tende a ficar mais escuro e úmido, podendo influenciar até na saúde dos moradores.

Para evitar ácaros e fungos, evite carpetes e excesso de tapetes. Além disso, troque as roupas de cama com frequência.

No caso de um imóvel com forte incidência solar, o que pode incomodar e até deteriorar pisos e pinturas das paredes, a dica é apostar em cortinas persianas e telas solares. Além disso, você pode investir em vidros especiais, que bloqueiam a entrada de calor, e em vegetação, como plantas, para refrescar o ambiente.

Gostou das dicas? Siga a Ariotti nas redes sociais e não perca nossas atualizações. Confira mais novidades clicando aqui.




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.