Blog Ariotti

Imobiliária em Passo Fundo

Saiba como declarar rendimentos de aluguel no Imposto de Renda.

Saiba como declarar rendimentos de aluguel no Imposto de Renda.Fazer a declaração correta do Imposto de Renda evita muitas dores de cabeça. Afinal, ninguém quer cair na malha fina. Mas como fazer a declaração dos rendimentos de aluguel? Muitas pessoas não sabem como realizar esse processo e acabam errando no momento da declaração.

Esse tipo de erro pode gerar consequências graves, além de prejuízos. Por isso hoje vamos mostrar para vocês como é simples declarar seus rendimentos de aluguel.

Primeiro, tanto o locador, dono do imóvel que recebe os aluguéis, quanto o locatário, morador do imóvel, devem inserir os dados da sua locação na declaração do Imposto de Renda. 

Para o locador, as regras de declaração são um pouco mais complexas. Se a quantia mensal for superior a R$1.903,98, será preciso recolher o Imposto de Renda proporcional a cada mês.

Para isso, o contribuinte deve emitir o famoso Carnê Leão. O programa para emitir a guia é disponibilizado pela Receita Federal em seu site. Caso o contribuinte tenha mais de um imóvel alugado, é preciso somar os valores mensais para saber se o montante fica acima ou abaixo do limite informado.

Para informar esses valores é bem simples: primeiro, você clica no menu Rendimentos Tributados Recebidos de Pessoa Física e do Exterior. Dentro desta opção, clique na aba “outras informações”.

Nessa segunda etapa é o momento em que você informará todos os valores recebidos mês a mês, bem como o montante pago no seu Carnê Leão, caso o valor total tenha ultrapassado o limite.

O valor a ser declarado é o valor líquido de aluguel recebido, ou seja, já deduzido das despesas previstas em legislação. É importante lembrar que os rendimentos com o aluguel não devem ser confundidos com a declaração do imóvel, que é feita numa ficha separada e deve ser preenchida mesmo que o proprietário não more nele.
 




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.