Blog Ariotti

Imobiliária em Passo Fundo

Você sabe o que são as garantias locatícias?

Voc� sabe o que s�o as garantias locat�cias?As garantias locatícias existem para proteger tanto o locador quanto o locatário. São elas que, ao longo da vigência do contrato de locação, garantirão que o proprietário receberá o aluguel contratado caso o inquilino não honre com suas obrigações.

A Lei do Inquilinato (Lei 8.245/1991) prevê as seguintes modalidades de garantias locatícias: caução, fiança, seguro fiança e cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento.
Veja aqui as opções mais utilizadas no mercado imobiliário:

Caução
A caução pode ser representada em dinheiro, em bens móveis ou imóveis e, ainda, título de capitalização. No caso da garantia em dinheiro, esta não poderá exceder o valor equivalente a três meses de aluguel. Com o fim do contrato, o valor deverá ser restituído ao locatário. A garantia de bens móveis e imóveis deve ser registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos, além de averbada à margem da matrícula imobiliária em caso de bem imóvel. Já para o título de capitalização, contratado através de uma seguradora, é necessário disponibilizar o valor correspondente a, no mínimo, 10 aluguéis. No final do contrato, o inquilino resgata o valor devidamente corrigido.

Fiança
O instituto da fiança está regulado no art. 818 do Código Civil (“Pelo contrato de fiança, uma pessoa garante satisfazer ao credor uma obrigação assumida pelo devedor, caso este não a cumpra”). É a modalidade na qual um terceiro se responsabiliza pelo pagamento da obrigação assumida através do contrato de locação.  O fiador pode ser pessoa física ou jurídica. Em regra, há uma criteriosa análise documental a fim de verificar se o fiador possui, de fato, as condições necessárias para figurar no contrato como garantidor. 

Seguro Fiança
Esta modalidade de garantia é hoje uma das mais utilizadas no mercado. O seguro fiança é formalizado com uma seguradora, que, em caso de inadimplemento, se responsabilizará pela quitação do aluguel e dos encargos contratuais perante a imobiliária e/ou o proprietário. O pagamento da taxa e a renovação são anuais. Em virtude de não envolver fiadores e caução em dinheiro, o seguro fiança tem se tornado uma excelente opção de garantia locatícia!

Na Imobiliária Ariotti, você pode locar um imóvel optando por qualquer uma das seguintes modalidades: título de capitalização, seguro fiança, fiadores, CredPago (cartão de crédito) e caução de bem imóvel.

Você tem alguma dúvida sobre garantias locatícias? Conta pra gente enviando um e-mail para [email protected]! A equipe da Imobiliária Ariotti terá prazer em lhe ajudar!


Investimento, Passo Fundo, Vendas, Imóveis, locação, Ariotti

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.